Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 6º Batalhão de Polícia do Exército realiza cerimônia de denominação histórica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

6º Batalhão de Polícia do Exército realiza cerimônia de denominação histórica

A cerimônia destinou-se a exaltar os feitos épicos do Capitão José Sabino Maciel Monteiro...

  • Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h00
  • Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 17h30

Salvador (BA) – No dia 23 de julho, o 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), sediado na capital baiana, realizou a Cerimônia de Denominação Histórica, homenageando o primeiro comandante de tropas de Polícia do Exército do país, passando a se nominar “Batalhão Capitão Sabino”.

A cerimônia destinou-se a exaltar os feitos épicos do Capitão José Sabino Maciel Monteiro, na campanha da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi o Comandante da Companhia de Polícia do Exército.

Presenciaram a solenidade o General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, então Comandante da 6ª Região Militar; e o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, na eminência de serem substituído e substituto do comando das tropas sediadas nos estados da Bahia e Sergipe. Estiveram presentes, também, familiares, amigos do homenageado; historiadores; e personalidades que participam, ativamente, da rotina da Organização Militar, fato que elevou a nobreza do evento.

Na ocasião, foi realizada a inauguração do retrato do Capitão José Sabino Maciel Monteiro na Galeria dos Comandantes do 6º BPE; a entronização do Estandarte Histórico do Batalhão; e a inauguração do busto e da denominação histórica no Pavilhão de Comando; esses últimos realizados pelos 4 (quatro) filhos do homenageado: Coronel José Ângelo Maciel Monteiro, Tenente-Coronel João Batista Maciel Monteiro, Senhora Sueli e a Capitão de Fragata Marta, representantes da família Maciel Monteiro nos atos.

Na ocasião, a senhora Maria do Socorro Barros, filha da Capitão-Enfermeira Aracy Arnaud Barros, da Força Expedicionária Brasileira, passou às mãos do Coronel Bitencourt, Comandante do 6° BPE, a Cruz de Estilhaços, elemento emblemático àqueles que, com suor e sangue, se consagraram na Segunda Guerra Mundial em prol da conservação dos ideais democráticos.

A denominação histórica do 6º BPE – Batalhão Capitão Sabino – foi efetivada em função, dentre outros fatores, da considerada importância do homenageado durante sua atuação no Teatro de Operações europeu onde, durante o combate, desenvolveu grande parte da doutrina da Polícia do Exército, bem como da elevada liderança, correção de atitudes e irretocável conduta moral do Capitão Sabino, fatores intrínsecos à personalidade do Policial do Exército.



registrado em:
Fim do conteúdo da página