Comando Militar do Nordeste completa 75 anos
A história do CMNE remonta a então Zona Militar do Norte (ZMN), criada em 24 de julho de 1946...
Recife (PE) – O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou solenidade militar alusiva ao 75º aniversário de sua criação. A atividade foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes e contou com a participação dos militares da Comando e Companhia de Comando do CMNE.
A história do CMNE remonta a então Zona Militar do Norte (ZMN), criada em 24 de julho de 1946, que abrangia o nordeste brasileiro e toda a região amazônica. Em meados de abril de 1953, instalou-se no Quartel-General da Rua do Príncipe, centro da cidade, em instalações hoje incorporadas ao Hospital Militar de Área (HMAR).
Três anos depois, em 28 de agosto de 1956, passou a denominar-se Comando do IV Exército, deixando de enquadrar a região amazônica em sua área de responsabilidade. Em 1979, foi instalado no atual Quartel-General do Curado, deixando sua antiga sede no centro da cidade. Finalmente, em 15 de outubro de 1985, no contexto de nova reestruturação do Exército, o então IV Exército passou a denominar-se Comando Militar do Nordeste.
Comando que, ciente de suas responsabilidades, opera em benefício dos brasileiros nordestinos. É integrado por mais de 25 mil homens e mulheres que atuam diuturnamente em duas frentes de ação: o Braço Forte e a Mão Amiga.
Redes Sociais