Comando Militar do Nordeste promove palestra em comemoração aos 77 anos de criação
Ainda dentro do contexto das comemorações dos 77 anos de criação, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) promoveu uma palestra para os militares nesta quarta-feira (26), no auditório do Quartel-General, Forte Guararapes, sede do CMNE.
Objetivo foi apresentar os aspectos da história do Comando Militar do Nordeste, destacando a importância estratégica deste Comando Militar de Área, sua origem, suas tradições, seus valores, além do legado dos nossos antepassados.
Entre os tópicos apresentados, a Importância da Região, Sentimento Nativista, Insurreição Pernambucana, Batalhas dos Guararapes, Lutas pela Independência, Importância da Região na 2ª Guerra Mundial, Teatro de Operações Nordeste, Zona Militar do Norte, Denominações e distintivos, Instalação da Zona Militar do Norte no Recife, IV Exército, Mudança para QG do Curado, Comando Militar do Nordeste, CMNE “Braço Forte & Mão Amiga” e Legado Histórico.
Por fim, a palestra foi encerrada com um trecho do escritor Gilberto Freyre Neto, destacando a importância do Saliente Nordestino: “Não existiria Nação, nem Exército verdadeiramente brasileiro, sem o sangue derramado em Guararapes. Não existiria o Brasil, sem que houvesse a expulsão do invasor holandês. Não existiria o brasileiro sem que o branco, o negro e o índio tivessem construído juntos os pilares da convivência nessas terras do Nordeste do Brasil.” Gilberto Freyre Neto.
Redes Sociais