Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Nordeste promove Simpósio sobre os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste promove Simpósio sobre os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira

  • Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2024, 11h30
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 16h56

Recife (PE) – Na manhã desta quinta-feira (12), aconteceu o Simpósio dos 80 anos do início das operações do destacamento da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O evento aconteceu no Auditório do Colégio Militar do Recife.

 

Promovido pelo Comando Militar do Nordeste, por meio do Centro de Cultura Militar de Área do Nordeste, o Simpósio reuniu militares da ativa e teve como objetivo apresentar o rico legado da FEB para a cultura e história militar nacional.

 

Após a abertura realizada pelo Chefe do Estado-Maior do CMNE, General de Brigada José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, os palestrantes convidados proferiram a apresentação ao público presente.

 

O palestrante convidado, Coronel Marcos Antônio Tavares da Costa, é graduado em História e Doutorando em Ciências Políticas. O 1º Tenente Eduardo Migoswki, é graduado em História e Doutor em Ciências Políticas. Ambos integram o quadro de professores do Colégio Militar do Recife.

 

 

Sobre a Força Expedicionária Brasileira

 

A Força Expedicionária Nacional (FEB) foi uma força militar brasileira que participou da Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado dos Aliados. Formada em 1943, a FEB foi composta por aproximadamente 25 mil soldados, incluindo a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE), e desempenhou um papel significativo na Campanha da Itália.

 

Seus soldados participaram de batalhas importantes, como a de Monte Castelo, e ajudaram a consolidar a presença militar brasileira na Europa. A contribuição da FEB foi um marco na história militar do Brasil e na sua inserção no cenário internacional.

 

No dia 13 de setembro de 1944, a FEB foi oficialmente incorporada ao cenário de combate europeu na Segunda Guerra Mundial, especialmente na campanha italiana. A data promove uma reflexão sobre o papel da Força Expedicionária Brasileira na guerra e o impacto para a história militar nacional.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página