Exército Brasileiro recebe homenagem da Orquestra Criança Cidadã
Recife (PE) – Na noite dessa terça-feira (10), a Orquestra Criança Cidadã realizou um concerto em comemoração aos 18 anos de sua fundação. O evento aconteceu no teatro de Santa Isabel, na região central do Recife.
Na ocasião, o Exército Brasileiro, apoiador do projeto social desde a sua criação, em 2006, esteve entre as Instituições homenageadas. O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, representou a Instituição e foi agraciado com um troféu em respeito ao incentivo cultural prestado à Orquestra.
Fizeram as honras a presidente da Associação Orquestra Criança Cidadã, arquiteta Myrna Salsa da Nóbrega Targino e o idealizador e coordenador geral do projeto, Juiz de Direito João José Rocha Targino.
Após as homenagens, a Orquestra apresentou o “Concerto pela Paz”, sob regência do maestro José Renato Accioly. A apresentação foi uma reedição da obra exibida ao Papa Francisco no Vaticano, em novembro de 2023, com a mensagem de se posicionar a favor da união e contra a guerra entre os povos por meio da linguagem universal da música.
O Exército e a Orquestra Cidadã
O Exército acolhe a Orquestra Criança Cidadã no 7º Depósito de Suprimentos (7º DSup), na capital pernambucana. A Organização Militar tornou-se a base onde os músicos da Orquestra se preparam para adquirir conhecimentos musicais e conquistar plateias ao redor do mundo.
Desde a fundação pelo Juiz de Direito, João José da Rocha Targino, o projeto visa ao resgate social de crianças em situação de vulnerabilidade social por intermédio da música. Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente cerca de 400 jovens entre 6 e 21 anos, que recebem aulas de música, além de apoio pedagógico, psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital e refeições.
Redes Sociais