Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Militar do Nordeste Realiza Reparos em Viaturas da Força Aérea
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comando Militar do Nordeste Realiza Reparos em Viaturas da Força Aérea

É nesse contexto, operando 24 horas por dia, que a complexa logística viabiliza e sustenta o emprego de meios de tamanha magnitude...

  • Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 16h23
  • Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 19h27

Recife (PE) – Com 8,5 milhões de Km², uma dimensão continental, o País possui distâncias internas que exigem muito do poder de mobilização das Forças. Só para se ter noção do esforço logístico, a distância terrestre entre Boa Vista (RR) e Porto Alegre (RS) (5.231,3 km) é maior que entre Lisboa/Portugal e Moscou/Rússia (4.576,8 km). Somam-se a isso as diferentes condições climáticas, a orografia, a vegetação, a hidrografia etc, óbices naturais que tornam complexos o planejamento e a execução do transporte, da manutenção e do suprimento.

É nesse contexto, operando 24 horas por dia, que a complexa logística viabiliza e sustenta o emprego de meios de tamanha magnitude, espalhados em todo o País. Além do transporte de militares e de equipamentos, o esforço silencioso proporciona a alimentação da tropa; a manutenção do que está sendo empregado; o suprimento de diferentes tipos de combustíveis; o fornecimento de remédios etc.

Neste sentido, no âmbito do Comando Militar do Nordeste (CMNE) foi criado o Comando Conjunto Nordeste, responsável pela atuação no enfrentamento à COVID-19 nos estados do PIAUÍ, CEARÁ, PERNAMBUCO, ALAGOAS E SERGIPE.

Durante o segundo trimestre de 2020, o Comando Conjunto Nordeste, por meio do Parque Regional de Manutenção/7, realiza reparos nas viaturas pertencentes ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo III (CINDACTA III).

A atividade denominada Operação ZANCHETTI, tem por objetivo ampliar a disponibilidade das viaturas da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de serviços de lanternagem, pintura, capotaria, além das manutenções preventiva e corretiva. Ao estabelecer a troca de conhecimento entre as Forças Armadas, a operação permite fortalecer a integração e o apoio mútio entre as instituições, fatores essenciais para concretização das missões executadas durante o combate à pandemia do COVID-19.

Com um total de 7 viaturas a serem manutenidas, a ação seguirá conforme a demanda de cada veículo, sendo que a entrega da primeira viatura pronta ocorreu já em 25 de maio. Com a previsão de término no final de julho. A Operação ZANCHETTI consolida os ensinamentos em atividades conjuntas das Forças Armadas.

Dessa Forma, “A Casa Forte da Manutenção”, cumpre a diretriz do General de Divisão IVAN FERREIRA NEIVA FILHO, Comandante tanto do Comando Conjunto Nordeste quanto da 7ª Região Militar. Como peça fundamental no apoio logítico, a manutenção não pode parar e, por essa razão, os militares do Parque Regional de Manutenção/7 focam na eficiência, excelência e qualidade de seus serviços, prestando efetivo apoio logístico na medida certa e no tempo oportuno.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página