Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Militar de Área do Recife implanta projeto “Cuidando do cuidador”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hospital Militar de Área do Recife implanta projeto “Cuidando do cuidador”

Diante do alto grau de exposição e de possibilidades de ocorrer adoecimento de profissionais de saúde, faz-se necessário estabelecer estratégia para melhorar a resistência dos imprescindíveis guerreiros da saúde...

  • Publicado: Quinta, 07 de Maio de 2020, 12h48
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2020, 16h22

Recife (PE) – No dia 29 de abril, o Núcleo de Estudos e Terapias Integradas (NETI) do Hospital Militar de Área de Recife (HMAR), implantou projeto “Cuidando do Cuidador” através do desenvolvimento de um protocolo de cuidados integrativos com ênfase na Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Reiki e Florais do Sistema Saint Germain.

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história. A MTC é utilizada principalmente como medicina alternativa, com caráter integrativo e complementar - não substitutivo - à medicina convencional. Observe-se que é uma história que não corresponde exatamente à China que conhecemos hoje, e sim à Ásia, ao longo de milhares de anos, quando foram se consolidando as fronteiras dos atuais países e desenvolvendo uma civilização que reuniu mais da metade das descobertas e invenções tecnológicas do "mundo moderno". (fonte: Wikipédia)

A aromaterapia é uma pseudociência baseada na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Esta prática pode ser realizada como terapia complementar ou como medicina alternativa. (fonte: Wikipédia)

O reiki é uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência. Os praticantes usam a imposição de mãos para alegadamente transferir "energia vital universal" para o paciente com fins curativos. (fonte: Wikipédia)

Os Florais de Saint Germain contêm energias de alta potência vibratória, de pura Luz, extraída de certas flores, que ajudam no desenvolvimento da consciência humana, harmonizam os campos mentais, emocionais e efetuam a conexão com o Eu Superior, a consciência maior. (fonte:www.fsg.com.br)

A pandemia causada pela Covid-19 representa uma grande ameaça à saúde pública da humanidade. Esforços exaustivos têm levado gestores, pesquisadores e profissionais da saúde a buscar saídas para minimizar os diversos transtornos causados por essa pandemia.

Ao longo de milhares de anos, a medicina tradicional oriental acumulou uma rica experiência no combate às epidemias, nesse sentido, técnicas como acupuntura e moxabustão têm sido utilizadas com sucesso como terapia complementar para enfrentar esse problema nos países asiáticos e europeus.

Nesta perspectiva, as práticas integrativas e complementares em saúde potencializam a auto-organização do homem favorecendo a elevação do sistema imunológico, bem como redefinindo padrão de pensamento e as reações emocionais, por isso, representam uma excelente estratégia para promoção do equilíbrio físico e mental.

Diante do alto grau de exposição e de possibilidades de ocorrer adoecimento de profissionais de saúde, faz-se necessário estabelecer estratégia para melhorar a resistência dos imprescindíveis guerreiros da saúde, que vem trabalhando incansavelmente na linha de frente, para garantir a recuperação dos pacientes acometidos.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página