Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes do Comando Militar do Nordeste retornam na missão na Operação Acolhida
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Integrantes do Comando Militar do Nordeste retornam na missão na Operação Acolhida

Militares do Comando Militar do Nordeste retornam da Missão Acolhida...

  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 13h44
  • Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 16h50

 

Recife (PE) - Neste sábado, dia 22 de agosto, aconteceu o primeiro desembarque de militares do Comando e Organizações Militares Subordinadas ao Comando Militar do Nordeste (CMNE) que integraram o 8º contingente da Operação Acolhida. O evento ocorreu na Base Aérea de Recife e contou com a presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, do Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, do Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago e outros comandantes de unidades militares do estado de Pernambuco.

Esta operação constitui-se em uma Força – Tarefa Logística Humanitária que ocorre no Estado de Roraima. É uma ação conjunta e interagências, que visa dar apoio aos imigrantes provenientes da Venezuela, que se encontram em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Ao todo, 298 militares de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem o rodízio do 8º Contingente, que também é composto pelo Comando Militar do Norte, com 208 militares do Amapá, Maranhão e Pará. A tropa do CMNE foi dividida em três grupos escalonados de aproximadamente 100 integrantes a fim de atender as orientações das autoridades sanitárias durante este momento da pandemia do coronavírus.

A previsão era que o contingente permanecesse até o mês de julho, contudo foi prorrogada a permanência deles a fim de que contribuíssem no enfrentamento à COVID-19. Todos os militares que retornam foram testados e passaram por criteriosa inspeção de saúde com o intuido de se evitar a disseminação do novo coronavírus.

O desembarque ocorreu atendendo todas as medidas sanitárias preventivas, sem a tradicional presença de familiares e com os militares utilizando máscaras de proteção, a solenidade foi fechada, sem presença de público externo.

Esta não é a primeira vez que o Comando Militar do Nordeste envia tropas para atuar no contexto da Operação Acolhida. Em 2018, o Comando Militar do Nordeste integrou o 3º Contingente da operação com cerca de 500 militares.

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

 

  

 

 

  

 

  

 

  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página